Megatendências na Indústria 4.0
Megatendências – 4ª Revolução Industrial
As atuais megatendências apontam para que em todos os novos desenvolvimentos e tecnologias existe uma fator chave em comum: o poder difuso da digitalização e das tecnologias da informação.
A sequenciação genética não poderia ter acontecido sem o progresso do poder da computação e da análise de dados. Similarmente, a robótica não poderia existir sem inteligência artificial, ela própria dependente do poder da computação.
Com o intuito de organizar e compreender melhor as megatendências da nova industria vamos dividi-las em três setores: físico, digital e biológico. Todos os três estão profundamente interrelacionados, beneficiando todos do desenvolvimento que se verifica em cada um deles.
2.1 Cluster Físico
Existem 4 megatendências neste setor facilmente visíveis, devido à sua natureza.
- Veículos autónomos
- Impressão 3D
- Robótica Avançada
- Novos materiais
Veículos Autónomos
O carros sem condutores dominam as notícias, mas existem outros veículos autónomos como camiões, drones, aeronaves ou barcos. Os sensores e a inteligência artificial proporcionam a estes veículos cada vez mais autonomia e capacidade de decisão.
Aqueles já podem responder às alterações do meio – alterando a rota para evitar colisões, verificam as linhas da rede elétrica ou entregam medicamentos em cenários de guerra.
Na agricultura, o uso de drones, combinado com a análise de dados, são mais capazes e eficientes que os humanos na rega ou na utilização de fertilizantes.
Impressão 3D
Também chamada de indústria aditiva, a impressão 3D produz objetos imprimindo camada a camada. Esta forma de produzir é oposta à indústria subtrativa em que se obtêm objetos removendo a matéria até se obter a forma pretendida.
Esta tecnologia já está a ser utilizada numa vasta gama de produtos como turbinas ou implantes médicos.
Pesquisas atuais estão a ser feitas para um novo tipo de impressão, 4D, permitindo assim criar uma nova geração de materiais auto-ajustados (inteligentes) capazes de responder ao meio, como aos índices de humidade e calor.
Robótica Avançada
Até recentemente, a utilização de robots estava confinada a tarefas controladas como a indússtria automóvel.
O rápido progresso da robótica permitirá cada vez mais a integração das pessoas e máquinas.
Contrariamente ao passado, em que os robots eram programados através de uma unidade autónoma de controlo, hoje podem aceder remotamente a uma enorme quantidade de dados, via cloud, assim como ligarem-se a outros robots.
Novos Materiais
Com características nunca imaginadas,os novos materiais estarão brevemente no mercado.Em termos gerais serão mais leves, resistentes, recicláveis e adaptativos.
Existem já hoje aplicações para os materiais auto-laváveis,regenerativos, metais com memória, ou que transformam pressão em energia.
Como muitas das inovações da quarta revolução, é difícil prever onde nos levará este setor.
Um exemplo desses materiais é o grafeno, cerca de 200 vezes mais forte que o aço, um milhão de vezes mais fino que o cabelo humano e que é por sua vez um eficiente condutor de calor e de electricidade.Quando o grafeno for mais económico, hoje é um dos materiais mais caro, de certeza que irá criar um efeito disruptivo na manufatura e na indústria.
Por último, as recentes descobertas de um nova classe de materiais recicláveis, chamados de polihexahidrotriazina (PHHTs), serão um passo fundamental para a adopção de uma economia circular, desassociando o crescimento à necessidade da exploração de mais recursos naturais.
https://www.weforum.org/system-initiatives/the-digital-economy-and-society
Adaptado e resumido de “The Fourth Industrial Revolution” por Klaus Schwad